terça-feira, 12 de março de 2013

"As aparências enganam: os vestidos de Frida Kahlo"


Não faz muito tempo que fizemos um post com dicas de filme e livros sobre Frida Kahlo - tão inspiradora artista e que você pode rever aqui. Uma de nossas dicas era sobre um livro com fotos das roupas de Frida. E não é que tá rolando a primeira exposição sobre o guarda-roupa da artista? Em colaboração com a Vogue México, "Las apariencias engañan: los vestidos de Frida Kahlo" fica em cartaz até novembro deste ano na Casa Azul - o Museu Frida Kahlo em Coyoacán, no México (bem que podia ser aqui!!!) apresentando seu vestuário como parte inerente da construção de sua identidade, assim como a sua influência sobre a moda até os dias de hoje. Se como nós, vocês também não poderão nem tão cedo ir lá, fica a dica para conhecer o site do museu: lindo e cheio de referências, fotos, vídeos, frases, receitas e muito mais. 

E por que só agora? Logo após a morte de Frida, em 1954, o seu guarda-roupa e pertences pessoais foram trancados num banheiro da Casa Azul, hoje museu que traz seu nome. Pouco antes de falecer, Diego Rivera pediu à amiga e testamenteira Dolores Olmedo que este patrimônio só viesse a público após 15 anos de sua morte. Entretanto, Dolores Olmedo ultrapassou o desejo do artista e deixou o closet trancado até a sua morte em 2002!!!!!!! 


 Desde então o museu buscou catalogar e organizar todo o conteúdo do closet, que também guardava centenas de documentos, fotografias e obras de arte – além de cerca de 300 peças de roupa e objetos pessoais - desde um par de brincos que Picasso deu a Frida, até a suas próteses personalizadas.


 Uma das próteses de perna personalizadas, de 1953



O vestido-corset de Jean Paul Gaultier, de 1994, foi inspirado nos corsets ortopédicos usados para a recuperação de Frida


 Sapato com pé direito intencionalmente aberto para dar mais conforto à Frida


Alguns acessórios

E se vocês, com nós, não se cansam de admirar Frida Kahlo, a Vogue México fez um mini site especial para homenagear a artista mexicana. Para ver, cliquem aqui.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário