terça-feira, 6 de julho de 2010

Viva la vida! Frida Kahlo

Hoje, se estivesse viva, Frida Kahlo completaria 103 anos!! Até o Google, tão pós-moderno se rendeu a ela. Vejam:


Ela nasceu na Casa Azul (que hoje abriga o seu Museu) em 06 de julho de 1907. Infelizmente o link para o site do museu não está funcionando... snif!! Mas conseguimos o de sua página oficial - cliquem aqui! 
Embora muitas vezes incompreendida, pois sua arte retratava sua vida, seus amores e sua dor; Frida usava muito as cores e tinha um estilo inconfundível.
Cores e estilo que vão além de suas pinturas e que estão presentes no seu guarda-roupa, na decoração da sua casa,
no seu jardim!


Suas roupas (que por vezes ela mesma desenhava) super estampadas, seus brincos, as flores no cabelo, o batom vermelho faziam referência à sua cultura indígena, principalmente os astecas.Se estava ou não na moda, para Frida isso não importava. Ela não abria mão de seu estilo.
E, quando a voz da mulheres não era ouvida, porque não se vestir como os homens? Frida estava à frente do seu tempo!

“Meu vestido pendurado ali” – Frida Kahlo, 1933

Mais de uma década após sua morte, Frida continua influenciando o mundo da moda. 
Em 1998, Jean Paul Gaultier desenvolveu sua coleção de verão inteira inspirada nela. E não foi a primeira vez que um estilista se inspirou na mexicana: Elsa Schiaparelli também já criou vestidos inspirados na artista.  
Ronaldo Fraga (que tanto amamos!!) também! Não faltam editoriais que trazem seu estilo e sua arte como tema.

A Converse All Star México também entrou na onda de homenagens à artista mexicana e lançou uma edição limitada com três modelos de tênis batizados de Frida Íntima.

Para quem quer conhecer um pouco mais de Frida não faltam opções na internet (textos, imagens, vídeos e fotos), além de livros e o filme Frida, disponível em locadoras e à venda em lojas de departamento.


Dentre muitos livros que poderíamos citar, a Cosac Naify lançou Frida Kahlo: suas fotos (org. de Paulo Ortiz Monasterio), que traz mais de 400 imagens inéditas da artista, dentre 6 mil trancadas por mais de 50 anos
em um dos cômodos da mítica Casa Azul, 
onde viveu com Diego Rivera.


Também separamos um link para um site bem legal. Talvez as comparsas mais novas não se lembrem ou nem tenham brincado com bonecas de papel. Elas vinham em um livrinho para recortar tanto a boneca quanto as roupinhas e os acessórios (bolsas, chapéus, sapatos) com abas para serem dobradas sobre o corpo da boneca, como forma de sustentação. 
Os tempos são outros... E o Stardoll é uma versão moderna dessa brincadeira. Nele vocês podem "vestir" a Frida Kahlo com várias roupas e acessórios.

Pra fechar esse post longo (mas a Frida merece!!!) um dos muitos vídeos postados no youtube:


Nenhum comentário:

Postar um comentário